Quem nunca ouviu falar em Hipertensão arterial? Ou então em pressão alta?? Esse assunto tem tomado destaque nos ultimos 15 anos na mídia, escolas, consultórios e hospitais, entre outros. E muitas vezes essa doença se propaga de modo silencioso e fatal.
Fatores genéticos e ambientais influenciam [e muito!] a pressão sanguínea. Genética? Isso mesmo, se na família tem muitos casos de Hipertensão Arterial, principalmente pais e avós, tome cuidado porque a chance de desenvolvê-la aumenta. Mas existem alguns cuidados profilaticos [antes que aconteça], e isso não tem preço. Bom, os fatores genéticos é muito dificil controlar, mas os fatores ambientais pode-se sim controlar e prevenir. O primeiro e mais importante: o estresse é o grande vilão da pressão alta! Quem é estressado não dorme direito [o corpo não descansa bem], não de alimenta bem [o corpo não recebe os nutrientes necessários] e não se exercita [ o corpo nao se estimula]. Causando danos que com o tempo são irreparáveis ao corpo humano.
Outro fator ambiental controlável é a alimentação balanceada e rica em nutrientes com pouco sal. O sal contém o cloreto de sódio, um eletrólito que contém no coração e necessário para o batimento cardíaco. Em grande quantidade pode causar danos irreparaveis ao coração. E a pressão alta é só o começo.
Para quem já teve algum pico hipertensivo, mas não precisa de medicação para controlar a pressão, os cuidados profiláticos são um bem feito de grandes proporções!
Agora, quem já foi diagnosticado como Hipertensivo, tem que além de tomar remédios, se cuidar também com uma boa alimentação, sono regular e exercicios fisicos [já q estes fortalecem o coração] para controlar sem deixar piorar o quadro de hipertensão.
Alguns remédios oferecidos no tratamento de Hipertensão: Captopril, Hidroclorotiazida, Aradois, Losartan, etc. A dosagem e posologia [quantas vezes por dia você vai tomar] são de competência médica e de acordo com o quadro clinico do paciente!!!
E, mais uma vez: cuide do seu corpo, você tem somente um!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário