Ardor, vermelhidão, coceira, lacrimejamento, incômodo. São esses os principais sintomas que a conjuntivite causa aos olhos. Mas o que é CONJUNTIVITE?
Tecnicamente é uma inflamação da conjuntiva do olho [aquela parte branca!] que pode ser causada por vários fatores, entre eles cito as bacterias, virus, fungos, agentes químicos e alergia. Isso mesmo alergia. Nesse post falarei um pouco mais das causadas por microorganismos, por serem muito contagiosas.
E claro, o contágio se dá basicamente pela mão ao coçar o olho inflamado. É necessário lavar as mãos antes e após o contato com os olhos, no caso de apenas um olho estar com conjuntivite, o cuidado é redobrado para evitar contaminar o outro; o que é extremamente dificil, já que na maioria dos casos os dois olhos acabam sendo contaminados.
Se ocorreram esses sintomas acima citados, o primeiro passo a tomar é visitar o oftalmologista. Ele é a pessoa mais indicada para o tratamento da conjuntivite, seja da causa que for. Geralmente o tratamento é simples, baseado na higiene dos olhos e compressas com soro fisiologico gelado [de preferência com gazes estéreis, facilmente encontradas em farmácias]. Em alguns casos, há utilização de pomadas para alívio, nos casos de conjuntivite bacteriana.
Os sintomas cessam em 10 dias, juntamente com a conjuntivite. O cuidado maior deve ser evitar enxugar os olhos em toalhas de rosto comunitarias [separe uma só para você], mulheres devem evitar usar maquiagem nos olhos, além de substituir as lentes de contato por óculos nesse periodo.
É isso, cuidem dos olhos, afinal eles SÃO OS ESPELHOS D'ALMA!